terça-feira, 14 de julho de 2015

Locais favoritos...


Toda a gente que vive ou visita o Porto tem aquele(s) local/ais de que gosta especialmente ou que de alguma forma  positiva o marcaram, e eu não sou excepção, assim deixo-vos aqui alguns dos meus locais favoritos nesta cidade. 
O Parque da Cidade é sem dúvida um dos meus sítios de eleição no Porto. O Parque em si é enorme, um pequeno Oásis de Natureza no meio de cimento e betão. Temos árvores, relva, lagos e umas quantas espécies de aves à nossa volta a tentarem roubar um bocadinho do nosso farnel. Existe também um café onde podemos beber qualquer coisa relaxadamente quase em câmara lenta como a envolvência convida. Confesso, no entanto, que o que gosto mesmo de fazer no Parque da Cidade é passear a minha cadelinha. Não há sítio igual no Porto para passear um animal de estimação. O espaço é grande, verde e limpo (coisa rara no que toca a espaços verdes no Porto) e ela simplesmente adora correr livremente e deitar-se a apanhar banhos de Sol enquanto eu fumo cigarritos à sombra de uma qualquer árvore à beira do lago. Se tiverem tempo e vontade de caminhar percorram todo o parque e acabem a tarde a ver o sol por-se sobre a areia da praia de Matosinhos. 
Outro dos locais pelo qual tenho especial apreço nesta cidade é o café do FC Guindalense. O café em si não tem nada de extraordinário, umas quantas cadeiras de plástico, um balcãozito e uma mesa de matrequilhos antiga. A verdadeira magia deste local encontra-se na deslumbrante vista sobre o rio. Sentados naquela esplanada de mesas vermelhas podemos ver a Ponte D. Luís, o cais de Gaia, a ribeira do Porto e uns quantos barquinhos que se passeiam no Douro. Há pouca coisa melhor do que passar um fim de tarde no Guindalense com os amigos a por a conversa em dia, a beber um fino fresquinho e a comer um cachorrinho do estilo dos que fazem no Gazela (não tão bons claro está). Penso que os turistas ainda não descobriram esta esplanada (quem sabe a melhor do Porto), e sabem quem mais? Talvez seja melhor assim, porque ao contrário de outros bons sítios nesta cidade há sempre lugar para sentar e a tranquilidade do local mantém-se o que nos permite um melhor aproveitamento da vista relaxante.
Por fim, talvez o meu local favorito no Porto, sejam os jardins de Serralves.
Os jardins de Serralves são, na minha opinião, completamente deslumbrantes. Creio que se estivessem suspensos em nada ficariam a dever aos Jardins Suspensos da Babilónia. Serralves foi um dos primeiros sítios que tive a oportunidade de visitar no Porto (um obrigado à minha namorada por há uns quantos anos me ter levado lá pela primeira vez) e desde o primeiro momento em que me sentei naquela relva que soube que não iam existir muitos sítios no Porto que me encantassem daquela maneira. Com muita sinceridade não consigo descrever os jardins da forma que eles merecem ser descritos, por isso façam um favor a vocês mesmo e aproveitem uma tarde de Sol para os visitar. Levem um livro e deitem-se a ler enquanto ouvem o chilrear de uns quantos pardais felizes. Se tiverem a sorte de ainda serem estudantes não pagam entrada!
E assim, ficam as minhas sugestões de bons sítios para se visitar, com toda a calma do mundo, na nossa cidade Nortenha.



Jorge T.

Sem comentários:

Enviar um comentário