quarta-feira, 29 de julho de 2015

Francesinhas

Francesinha... sem sombra de dúvida um dos pratos mais emblemáticos existentes na gastronomia Portuense e quiça Portuguesa.
Podia escrever um texto sobre a história da francesinha e as suas raízes primordiais no "croque-monsiuer", mas a verdade é que já muita gente o escreveu e  para quem se vai banquetear com esta deliciosa iguaria a história pouco importa. De qualquer forma e para os mais curiosos deixo um link com o tão afamado conto "http://www.versoempedra.com/" muito bem escrito por Júlio Couto.
Francesinha, para os mais pudicos,  uma bomba calórica que nos entope as artérias com colesterol, gorduras saturas e outras quantas coisas más. Para os apreciadores de comida, como eu próprio,  o céu num prato. Um belo bife de vaca, salsicha, linguiça (estas duas sempre de boa qualidade), mortadela, dentro de duas fatias de pão ligeiramente tostado, abundantemente coberto por queijo e claro, o inigualável e incomparável molho, que liga todo o prato. Só esta breve descrição me provocou arrepio nas costas, talvez por ser hora de almoço e estar de estômago vazio, talvez por ter comido este prato tantas vezes que o imagino perfeitamente na minha cabeça...
Gostaria de deixar um pequeno conjunto de conselhos para quem se vai aventurar pela primeira vez na prova desta iguaria na cidade do Porto:
1- O local onde se come a francesinha é de extrema importância! É verdade que muitos sítios confeccionam este prato no Porto, no entanto nem todos eles o fazem na perfeição e não queremos estragar a sua aventura gastronómica com uma má experiência. Assim sendo recomendo vivamente o "Café Santigo" para mim (e muitos outros) a melhor francesinha da cidade! Não é muito grande, não é muito pequena, os ingredientes são de óptima qualidade e o molho simplesmente o melhor! Outras boas sugestões serão o Bufet Fase, restaurante que se dedica exclusivamente à preparação deste prato ou o Capa Negra.
2- Faça um favor a si mesmo e peça batatinhas fritas para acompanhar. É verdade que a francesinha só por si o vai deixar de estômago cheio, mas as batatas são, na minha opinião, o complemento fundamental. Comer francesinha sem batata é como beber coca-cola sem gás, o sabor está lá, mas não é a mesma coisa. Se quer mesmo deixar alguma coisa de parte, deixe o ovo.
3 - Não divida a sua francesinha com outra pessoa. Há pessoas que não conseguem comer uma francesinha inteira e existem locais que sabendo disso tem no seu menu a opção "meia francesinha". Se se enquadra neste grupo de pessoas procure um desses locais. Ao tentar cortar  a sua francesinha em duas metades vai acabar por "desmonta-la" toda e com linguiça na borda do prato, pão "esfarfalhado" e todo um outro rol de situações que estragam a magia da coisa. Se acha que não consegue comer tudo, tente na mesma e se for caso deixe qualquer coisinha no prato que ninguém se importa.

E com isto me despeço, vou almoçar, quem sabe....francesinha.






Jorge T. 

Sem comentários:

Enviar um comentário