domingo, 1 de novembro de 2015

Capas negras

Os novos estudantes universitários chegaram ao Porto e as ruas da Invicta são invadidas por capas negras. Capas negras que carregam séculos de tradição e que nos dão a imagem de um estudante de Portugal. Com a primeira universidade do país fundada em Coimbra, nasceu a praxe. Ainda no tempo dos monarcas, D. Dinis criou uma série de regras para os primeiros estudantes, que foram seguidas com o intuito de manter "a ordem estudantil". Sendo os primeiros estudantes parte do clero, as suas indumentárias religiosas foram adoptadas até aos dias de hoje para todos os estudantes académicos. Muita coisa mudou desde essa altura. Contudo, apesar da praxe ter uma definição variável consoante a pessoa e a expriência, passa sempre por seguir um conjunto de regras e tradições que têm como objectivo unir os estudantes, integrar os caloiros, e principalmente, diginificar a Academia a que pertencem. Assim sendo, na sua primeira semana, os caloiros desfilam pelas ruas com latas e apetrechos ruidosos da cor do seu curso para mostrar à cidade e aos seus habitantes que chegaram para uma nova etapa da sua vida.

Os "morcegos", como muitos lhes chamam, fazem parte da cultura do Porto e conseguem até inspirar os que por aqui passam. Exemplo disso é a escritora J. K. Rowling, que viveu parte da sua vida nesta cidade e escreveu aqui o primeiro livro de Harry Potter. As semelhanças estão à vista: os aprendizes de Hogwarts fazem esvoaçar as suas capas tal como os estudantes daqui.

Durante o ano outras actividades decorrem e a praxe prolonga-se até ao final do ano lectivo, altura em que acontece a festa dos finalistas. Nesta última semana, celebra-se a conclusão de um ciclo de estudos daqueles que vão deixar a cidade que os acolheu. Em vez da capa, usam uma cartola e uma bengala, e segundo manda a tradição devem receber três bengaladas na cartola para terem sorte no futuro. A monumental serenata enche de preto a Avenida dos Aliados e grupos de fado universitários fazem tremer o coração dos estudantes que relembram todas as memórias que até ali viveram com uma nostalgia e saudade que só quem viveu aquilo pode entender.

"Capa negra de saudade
No momento da partida
Segredos desta cidade
Levo comigo p'ra vida"



Ana

Sem comentários:

Enviar um comentário